sexta-feira, 8 de abril de 2011

FÉRIAS NA BAIXA TEMPORADA?

O que vocês acham de férias fora de temporada ? Existem aqueles que de cara não vão gostar, pois gostam do movimento fervilhante, dos locais cheios, querem ver e serem vistos. Ha também a dificuldade de se adequar com as férias escolares, aí não vale, pois faltar às aulas nem pensar. Aqui no Brasil as férias tradicionais, são nos meses de julho, dezembro e janeiro.






Mas para quem prefere baixas temporadas, ou não pode tirar férias nos meses de picos, ficam as dicas:  
Como o custo com passagens caem, sobra dinheiro para os passeios turísticos e para as compras. Além disso, tudo é mais vazio e dá para aproveitar cada atração com mais calma e tranqüilidade,  curtir o melhor restaurante, ver o pôr do sol, fazer uma leitura relaxadamente... 








Os serviços também ficam mais baratos nessas ocasiões. Na alta temporada, tudo fica mais caro em qualquer lugar do mundo. 


A receptividade, dificilmente, muda. Mas, com certeza, dá para desfrutar do lugar com muito mais calma, facilitando a visitação a qualquer ponto turístico. Mas,fora da temporada, elas têm mais tempo para nos atender melhor. 


Com certeza, tudo muda ao visitar o mesmo destino em épocas diferentes do ano.  Um exemplo disso são os parques temáticos da Disney. Geralmente, os pais aproveitam o verão americano e as férias escolares dos filhos para viajar, transformada a época na mais cara e tumultuada. Os hotéis, os passeios e os ingressos custam bem mais caros. As filas para os brinquedos são enormes. Campos do Jordão é outro exemplo típico. No inverno, os hotéis ficam lotados e os preços dos serviços sobem demais, um péssimo momento para compras.







Em geral, tudo fica mais fácil do que nas férias tradicionais. As filas dos parques tanto dentro quanto fora do Brasil se reduzem pela metade ou menos. As praias ficam mais limpas e não há tanta disputa a um lugar sob o sol (Ipanema é um bom exemplo). Os hotéis têm mais flexibilidade quanto a preços e reservas. A espera em restaurantes também é bastante reduzida, sem falar no trânsito que fica menos caótico, facilitando o acesso a qualquer lugar. 

Também ha lugares onde a graça está, justamente, em fugir dos períodos de pico.  
Existem ocasiões em que se deve fugir da agitação. Lua de Mel é um exemplo, quando o casal quer tranqüilidade para se curtir, evitando o stress e aborrecimentos. Lugares como Fiji, Polinésia Francesa, Fernando de Noronha e outras ilhas paradisíacas também devem ser explorados com muita paz e sossego. São propícios para o descanso, relaxamento e prazer.








Enfim, parodiando o nosso grande  mestre lusitano, Fernando Pessoa, viajar é preciso. É preciso  um descanso ou um agito em qualquer época do ano. Férias é bom para relaxar, badalar, dormir, namorar, ver gente e coisas novas e bonitas. Voltamos com outra "cabeça", fazemos uma viagem literal e vísceral,  e melhor,  adoramos voltar pra casa. 



Bom, então para quem fica, estou partindo para uns dias de folga, porque eu mereço. Logo, logo estou de volta, curtindo a vida com vocês.

Beijos e beijos...
Bye, bye,

Rita Barroso

4 comentários:

  1. Adorei o blog!
    Venho sempre viu?
    Beijo grande
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Laura, eu também estou sempre ligada em seu blog e suas ótimas dicas.

    Beijo grande...

    ResponderExcluir
  3. Rita, fiquei muito alegre com sua presença no Misturação.
    Seja muito bem vinda!

    Pra começar achei o nome do seu blog super legal.

    E viajar fora de "pico" é minha preferência, pois gosto de bom atendimento e evito as filas.
    Ótimas as dicas.

    Xerossss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ana,

    Gosto de conhecer e ter opiniões sinceras como a sua. Qualquer hora destas, vou postar sobre quem me inspirou o nome Chic Kita Bakana...

    Beijo grande...

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS QUE INCENTIVAM... OBRIGADA PELA GENTILEZA !!!